Safra da uva deste ano terá queda de 65% na Serra Gaúcha

Quebra de Safra da Uva

Estimativas parciais das frutíferas da região foram apresentadas pela Emater. As 855 mil toneladas da última safra darão lugar a apenas 304 mil toneladas neste ano. FOTO: Maicon Damasceno / Agencia RBS

A safra da principal fruta da Serra, cultivada em uma área que soma cerca de 38 mil hectares, será de números lamentáveis neste ano. Em relação ao volume produzido em 2014/2015, a queda prevista para esta temporada é de 65% e, na comparação com a média histórica, a baixa é de 56%. As 855 mil toneladas da última safra darão lugar a apenas 304 mil toneladas neste ano, o que representa cerca de 550 mil toneladas a menos da fruta no mercado. O impacto financeiro da quebra também impressiona: serão R$ 380 milhões de reais que deixam de circular na cadeia vinícola.

Esses e outros números foram apresentados na manhã desta quarta-feira pela Emater/RS-Ascar de Caxias, em coletiva realizada na Ceasa Serra. Conforme o levantamento da entidade, a previsão é que todas as frutíferas cultivadas na região nesta temporada apresentarão quebra de safra. A única exceção é o morango, que deve registrar um “empate”.

Fonte: Pioneiro.com.br

Leave a comment

Deixe uma resposta