PROJETO

Meeting

titulo Projetos

A. Definição do tamanho do projeto e suas         diretrizes:

  • Ratificação e/ou retificação de curvas de safra, que irá retratar o plano de disponibilidade de frutas prevista no planejamento agrícola considerando-se as diversas variedades, seus respectivos rendimentos e distribuição ao longo do ano de forma a conciliar o perfil industrial e operacional que garanta a sustentabilidade econômica. Preferencialmente a planificação de safra poderá atingir um período entre 05 e 10 anos em conformidade com as diretrizes do Cliente.
  • Elaboração dos balanços de massa para todas as safras de acordo com a projeção de crescimento da produção de frutas, apontando a efetiva necessidade de recursos, conciliando de forma harmônica a disponibilidade de matéria-prima e a capacidade dos equipamentos e sistemas a necessários para o processamento, resultando em um plano de implantação modular e escalonada.
  • Planilhas de custos relativos a todos os equipamentos, construções e obras civis, instalações industriais e outros dispositivos necessários ao complexo industrial (Budget).
  • Planos e conceitos a serem considerados nos descartes e/ou aproveitamento dos rejeitos industriais regidos pela legislação ambiental.
  • Discussão com o grupo técnico do CLIENTE objetivando o equacionamento, conceituação e caracterização para: 
  1. Área de recepção e armazenagem de frutas;
  2. Área de lavação, classificação e extração;
  3. Área de processamento de suco primário;
  4. Tratamento de bagaço;
  5. Sistema de evaporação;
  6. Sistema de Secagem (Spray Dryer)
  7. Sistema de blendagem;
  8. Tratamento de efluentes;
  9. Sistema de captação e tratamento de água;
  10. Sistema de geração de vapor;
  11. Sistema de geração de água gelada;
  12. Central de refrigeração;
  13. Central de ar comprimido;
  14. Sistema de automação e controle;
  15. Central CIP.

B. Documentação Técnica:

Esta etapa ocorre em sequência à anterior e é sintetizada através da execução de um conjunto de documentação técnica com o objetivo de consolidar as diretrizes adotadas nas discussões, que irá se constituir no Projeto Básico do Empreendimento, documentação esta constituída dos seguintes itens.

B1. Detalhamento da documentação técnica de engenharia

Visando uma melhor elucidação relativa ao escopo ofertado, neste tópico apresentamos uma descrição detalhada dos aspectos que compreende o conteúdo de cada um dos documentos a serem elaborados.

1. Fluxograma de engenharia processo:

É um conjunto de fluxogramas, por área de processo, detalhando todos os componentes pertinentes a área, apresentando as capacidades dos equipamentos e sistemas envolvidos, diâmetro e especificação das tubulações, todas as interações com automação e controle, cabendo na fase subseqüente, quando da definição de fornecedores, a inclusão dos detalhes do fornecimento no contexto geral do desenho.

2. Fluxograma de engenharia das utilidades:

É um conjunto de fluxogramas, por área de utilidades, detalhando todos os componentes pertinentes a área, apresentando as capacidades dos equipamentos e sistemas envolvidos, diâmetro e especificação das tubulações, todas as interações com automação e controle, na fase subseqüente, quando da definição de fornecedores, a inclusão dos detalhes do fornecimento no contexto geral do desenho.

3. Arranjo físico geral das instalações (layout):

Desenho geral, com a locação física de todos os equipamentos e sistemas considerando-se a implantação e ampliações futuras, caso seja pertinente a implantação modular. Este documento irá considerar todos os equipamentos e sistemas de processo, utilidades, tratamento de água, e tratamento de efluentes.

4. Caracterização das obras de infra-estrutura e construção civil:

Relatório descritivo das obras de infra-estrutura e civis e as características construtivas necessárias para o devido enquadramento as boas práticas de produção e qualidade, além de determinar as áreas necessárias para os setores de produção, armazenagem, controle de qualidade, utilidades e demais áreas do complexo industrial.

5. Determinação da carga elétrica e caracterização do projeto elétrico:

Levantamento de todos os motores a serem instalados com suas respectivas potências, cálculo do fator de utilização, analise da necessidade e o dimensionamento do TRAFO(s) a serem instalados. Distribuição dos equipamentos entre os CCMs, configurando assim os limites de baterias dos fornecedores. Discussões sobre os sistemas de proteções (disjuntores) e demais componentes envolvidos nas interligações entre TRAFOS – CCMs – Painéis remotos.

6. Caracterização do projeto de automação:

Este documento irá direcionar os proponentes ao fornecimento de hardware e software buscando o atendimento do projeto quanto as necessidades de padronização, bem como o nível de automação necessário a boa operação da planta.

7. Planilhas de insumos e demandas:

Com base nos parâmetros apresentados nas propostas dos fornecedores relativos aos consumos de utilidades como vapor, água industrial, água gelada, ar comprimindo, energia e outros, neste documento os dados serão compilados estabelecendo uma planilha com todos os consumos requeridos para a planta industrial apresentando a dimensão da efetiva infraestrutura necessária ao empreendimento.

    

8. Pré-dimensionamento do sistema de tratamento de efluentes:

Planilha demonstrativa, com o balanço de produção de efluentes, apresentando os níveis de vazão máxima, mínima e média, bem como sua respectiva qualidade (DBO e DQO) além de outras características físico-químicas que irão dar subsídios para o projeto final da ETE. Existindo a definição por parte da Cliente do sistema a ser implantado, a Planege irá elaborar uma especificação técnica com as características gerais do projeto para a tomada de preços da implantação.

9. Pré-dimensionamento da captação e tratamento de água:

Levantamento de todos os pontos de consumo de água na indústria, determinando assim as necessidades de captação e armazenagem, inclusive para os casos de emergências e incêndios, após a identificação da qualidade de todas as águas disponíveis, será identificada a necessidade e/ou nível de tratamento físico-químico objetivando a potabilidade para o seu uso.

B2. Documentação que qualifica e seleciona tecnicamente os fornecedores.

Após a definição junto com o corpo diretivo e técnico do Cliente com relação aos conceitos e tecnologias a serem utilizados relativos a equipamentos, sistemas, controles e automação, no projeto em implantação serão desenvolvidos um conjunto de documentos de forma a manter a qualificação pré-estabelecida desejada assegurando e ordenando as condições a serem seguidas pelos fornecedores, documentações estas conforme explicitadas nos itens que se seguem:

1. Elaboração de Especificações Técnicas para equipamentos, sistemas e materiais:

Nesse documento serão apresentados todos os requisitos técnicos, enquadramento em normas internacionais, e de operacionalidade, que devem contemplar o fornecimento, sua abrangência, parâmetros de garantias de fabricação e desempenho, de forma a permitir a necessária condição de equalização técnica entre os proponentes.

2. Envio das cartas convite e envio para os fornecedores:

Nesse documento serão apresentados todos os requisitos administrativos, financeiros, logísticos, comercias e de prazos, de forma a permitir a necessária condição de equalização entre os proponentes.

3. Elaboração de Planilhas de custos de equipamentos, sistemas e materiais:

Tomando como base os parâmetros de custos apresentados nas propostas dos fornecedores, neste documento os dados serão compilados de forma a estabelecer uma planilha com os custos obtidos que irão permitir uma visão real do investimento tanto para o orçamento interno (budget) como para a correta captação de recursos.

4. Análise técnica das propostas:

Esse documento consistirá da compilação dos dados apresentados nas propostas dos fornecedores, dados estes que serão comparados aos parâmetros da especificação técnica e da carta convite, resultando numa comparação direta entre os fornecedores, para cada um dos itens de comparação será atribuída uma pontuação, permitindo assim ao final da análise um quadro de vantagens e desvantagens de cada uma das proposições e conseqüentemente seu grau de qualificação. Com base nesses parâmetros será elaborado um relatório final com parecer técnico/comercial com a melhor opção e até mesmo eventual desclassificação de fornecedores, sintetizando assim os elementos para tomada de decisão quanto a compra dos equipamentos e/ou sistemas.

5. Cronograma físico-financeiro da implantação:

Neste documento serão sintetizados os parâmetros das etapas de implantação tomando como base os prazos de entrega, custos e condições de pagamento apresentados pelos fornecedores, dando um noção de todo o desembolso financeiro que ocorrerá durante a implantação do empreendimento.