Blueberry contra a hipertensão arterial

 

 

Pesquisa mostra que o consumo diário de blueberry pode auxiliar na redução da pressão arterial.

blueberry-OK

 

Oito semanas de consumo de uma dose diária de 22 gramas de blueberry liofilizado em pó resultou em 5,1% e 6,3% de redução na pressão arterial sistólica e diastólica, respectivamente, escreveram os pesquisadores no Journal of the Academic of Nutrition and Dietetics.

Os efeitos benéficos das blueberries estão ligados ao seu alto teor de flavonoides, que ocasionam um aumento dos níveis de óxido nítrico, um potente vasodilatador, ajudando a relaxar as paredes dos vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial.

Pesquisadores da Flórida recrutaram 48 mulheres para participar durante oito semanas, em um estudo clínico controlado com placebo, randomizado e duplo-cego. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente para receber 22 gramas por dia de blueberry liofilizado em pó ou 22 gramas de um pó controle. A dose é equivalente a uma xícara de blueberries frescas.

“Este é o primeiro estudo a avaliar os efeitos de blueberries sobre a função arterial e os resultados sugerem que o consumo dessa fruta pode impedir a progressão para a hipertensão.”, disse o autor, Bahram Arjmandi, PhD.

“As mudanças observadas neste estudo são de grande importância clínica, pois demonstram que a pressão arterial pode ser favoravelmente alterada pela adição de um único componente da dieta (nesse caso, blueberries),” disse a pesquisadora Sarah Johnson, PhD.

Pode ser o início de uma recomendação. “Os resultados sugerem que o consumo regular de blueberries, à longo prazo, poderia retardar a progressão da hipertensão e reduzir o risco cardiovascular em mulheres na pós-menopausa”, concluíram os pesquisadores.

Além do benefício com a pressão arterial, recentemente foi publicado na American Journal of Clinical Nutrition que os flavonoides das blueberries poderiam impulsionar a função endotelial e melhorar a saúde do coração.

 

Fonte: Nutra Ingredients

 

 

 

 

 

Leave a comment

Deixe uma resposta