As vendas de suco deslizaram sobre as preocupações de açúcar: será o início de um longo declínio?

sucos

Em alguns mercados, as vendas de sucos e smoothies têm caído devido ao destaque na mídia sobre o açúcar ser um vilão da alimentação. Quais serão as novas alternativas?

Com os ataques da mídia em relação ao consumo de açúcar, os consumidores estão em busca de produtos “mais saudáveis”. As pessoas estão mais preocupadas com categorias que eles enxergam como saudável do que com os alimentos indulgentes, pois estes já são declarados e não tem pretensão de serem vistos de forma diferente. A presença do açúcar em produtos considerados saudáveis entra em conflito com a percepção deles sobre atributos de saúde.

Devido a essa preocupação em relação ao açúcar, as vendas de sucos e Smoothies vêm caindo. Em 2014 o valor de mercado caiu 3,5%. A marca líder global da categoria, Tropicana da Pepsi-Co teve uma queda de 6,8% nas vendas, e a Innocent da Coca-Cola 11,2%.

Os consumidores, principalmente os jovens, estão substituindo essas bebidas por água de coco, garrafas de água e bebidas com baixo teor de açúcar ou adoçados com estévia. A marca Vita Coco, por exemplo, teve um incrível aumento de 88% nas vendas.

É interessante ressaltar que as bebidas energéticas continuam em ascensão, apesar do teor de açúcar presente, pois oferecem o benefício imediato de energia ao consumidor.

A próxima geração, abaixo dos 18 anos de idade, vai acelerar a troca dessas bebidas, pois pesquisas indicam que será a geração mais saudável dos últimos tempos. Soma-se a isso o fato de que os pais da linhagem mais saudável, que não tem o hábito de consumir sucos e smoothies, se preocupam com a obesidade e a saúde dental dos filhos devido ao açúcar presente nas bebidas.

Fonte: Equilibrium

 

Leave a comment

Deixe uma resposta