Fabricante de água de coco aumenta participação no mercado
“Queremos fazer barulho”, diz Roberto Lessa, diretor de operações do Grupo Aurantiaca, que fabrica o produto na Bahia. Do ano passado para cá, a produção saltou de cerca de 3 milhões de litros para 9,5 milhões de litros. Para 2017, a previsão é de novamente mais que triplicar o envase, para 32 milhões de litros. Espaço para crescer não falta: sua única fábrica tem capacidade para processar 108 milhões de litros. A companhia não abre seu faturamento.
Mas visando se tornar mais conhecida, principalmente no Sudeste, a marca apostou pesado em uma campanha publicitária na TV, protagonizada por Grazi Massafera e Carlinhos Brown, que estreou no início do ano. O gasto com marketing totalizou R$ 22 milhões – R$ 12 milhões voltados só para São Paulo.
O investimento parece ter surtido efeito. De fevereiro até maio, a participação de mercado da Obrigado evoluiu de 1,6% para 3,9% em todo o Brasil, segundo dados Nielsen fornecidos pelo Aurantiaca. O consumo da água de coco tem crescido bastante no País. O volume comercializado de bebidas 100% fruta, majoritariamente composto pela categoria, aumentou 12% de 2014 para 2015. Nos últimos cinco anos, o salto foi de 77,1%, conforme números da Euromonitor.
A líder no segmento, Pepsico (dona da marca Kero Coco), tinha 65,7% do mercado em 2010, mas, sua participação caiu para 56,7% no passado com o surgimento de novos concorrentes.
De acordo com Lessa, a Obrigado já é o quinto rótulo mais vendido. Pelos dados da Euromonitor, as marcas preferidas são Kero Coco, Ducoco, Sococo e do bem (recém comprada pela Ambev), nessa ordem.
Fonte: DataMark