Diversificação é aposta da Envase Brasil

Evento acontece de 26 a 29 de abril em Bento Gonçalves

Tecnologia, produtos e serviços para as indústrias vinícola, cervejeira e de laticínios, e as novidades e equipamentos para a cadeia de alimentos serão apresentadas durante a Envase Brasil | Brasil Alimenta, que acontece de 26 a 29 de abril, das 14h às 21h, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves. A diversificação é a marca dessa 12ª edição que receberá em torno de 200 empresas expositoras de oito estados brasileiros e 12 países.

A estimativa é de que mais de 12 mil visitantes, entre profissionais do setor de bebidas em geral, incluindo industriais, técnicos dirigentes das indústrias do setor, circulem pelo evento.

O presidente da Envase Brasil | Brasil Alimenta, Vicente Puerta, acredita que as feiras são ferramentas de relacionamento e comunicação aproximativa entre as organizações e principalmente, constituem um fator muito importante de atualização tecnológica e setorial. “Sem dúvida, a Envase Brasil | Brasil Alimenta tem contribuído ao longo das edições, para a construção de relacionamentos setoriais e para o desenvolvimento de referenciais de mercado”, aponta.

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PRINCIPAIS ATRAÇÕES

  • 3º Encontro Latino-americano de Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios

O 3º Encontro Latino-americano de Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios acontecerá concomitantemente à Envase Brasil |Brasil Alimenta. Na noite de 26 de abril será realizada a abertura com a presença de comitivas de várias regiões do Brasil e de países como Argentina, Uruguai, Chile, Venezuela, Paraguai, Peru, Costa Rica e Equador.

Nos dias 27 e 28 de abril serão realizadas atividades como conferências técnicas e de gestão empresarial com palestrantes de destaque nacional e internacional, visitas técnicas, reuniões de negócios, degustação de queijos e produtos lácteos de mais de 30 empresas da Apil e harmonizações de queijos com vinhos, espumantes, cervejas artesanais e cachaças no Espaço Queijos & Cia. Também estão previstos workshops com profissionais do Instituto Mexicano do Queijo e Jurados do World Cheese Awards.

São esperados 350 representantes de pequenas e médias indústrias de laticínios.

  • Encontro Produtor 2016

Representantes de agroindústrias (produções artesanais certificadas) e produtores de sucos e vinhos coloniais estarão reunidos para debater ações e estratégias de desenvolvimento de mercado. Uma série de cases e palestras com os mais diversos temas de interesse para o setor serão ministradas. ‘A agricultura orgânica na Serra Gaúcha’, por meio do case da Cooperativa de Produtores Ecologistas de Garibaldi (Coopeg) será apresentado por Jorge Mariani, produtor, técnico enólogo, coordenador geral do Núcleo Serra da Ecovida e conselheiro de Ética da Coopeg. Já Ricardo Antônio Rotta, diretor da H2Orta, tratará ‘A criatividade impulsionando o agronegócio’; Ricardo Edson Fritsch, presidente da Coopernatural (Cooperativa Vida Natural), abordará o tema ‘Desenvolvimento Agroindustrial Sustentável através da produção orgânica na pequena propriedade’; ´O Empoderamento na cadeia produtiva da propriedade ao consumo´ será o tema de Ernesto Kasper, agricultor sócio fundador e vice-presidente -gerente de Relações Institucionais da Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus).

  • 2ª Conferência Internacional de Segurança de Alimentos

A 2ª Conferência Internacional de Segurança de Alimentos acontecerá no dia 27 de abril, a partir das 14h. A segurança de alimentos é uma preocupação mundial e não apenas para a proteção da saúde do consumidor, mas também para o comércio local ou internacional. Portanto, as organizações buscam se adaptar ao novo cenário, tendo como desafio principal das empresas brasileiras encontrarem soluções para garantir qualidade, segurança e credibilidade.

Estão previstas as palestras ´Direito do consumidor à segurança alimentar e responsabilidade civil’ abordado pela Dra. Caroline Vaz; ‘Design Higiênico de Máquinas, Equipamentos e Instalações da Indústria de Alimentos e Bebidas’ ministrada por Roberta Fogliatto Mariot; ‘Ecoeficiência em vinícolas’ por Sérgio Konrad; ‘Sistema Integrado de Gestão da Chandon Brasil’ será o tema de Leandro Faccin. Já Nilson Gasconi abordará ‘Rastreabilidade como Segurança do Alimento’; Áurea Binz apresentará ‘Preparação de jovens para trabalhar na indústria’; e Linéia Silva Espindula apresentará ‘Ganhos ao gerir processos e documentos eletronicamente’.

  • Envase Experience

Nos dias 28 e 29 de abril a Envase Brasil apresentará o programa Envase Experience e reunirá a experiência e a inovação na voz de palestrantes representantes de setores e segmentos das indústrias de bebidas, trazendo cases e relatos da história de vida de quem faz o dia a dia do setor de bebidas no Brasil e no mundo.

O Envase Experience tem como parceiros as entidades: Abrabe, Ibravin, Revista Engarrafador Moderno e Revista da Cerveja e terá vagas limitadas aos participantes.

O dia 28 será dedicado às cervejas e, para isso, o Falando de cerveja trará Leonardo Sewald, mestre cervejeiro e diretor de operações da Cervejaria Seasons, com o tema ‘A criatividade a serviço da indústria cervejeira’; Rodrigo Ferraro, mestre cervejeiro da Irmãos Ferraro Microcervejaria, que tratará sobre ´Como empreender em tempos de “oportunidades´.

Marcus Dapper, mestre cervejeiro e docente em Tecnologia Cervejeira que abordará ‘Busca por Conhecimento: A ‘Nova Onda’ da Cerveja Artesanal no Brasil’; Leo Sassen, cervejeiro artesanal desde 2004, fundador da Acerva Gaúcha, juiz de cerveja falará sobre ‘As micro-cervejarias do Rio Grande do Sul no começo do século XX’.

No dia 29, o setor vinícola será contemplado com o Falando de vinhos e espumantes. Os palestrantes já confirmados são Valter José Potter,que tratará ‘Vinícola Guatambú: Do Sonho Sustentabilidade’. Também estão previstos Adolfo Lona, Daniel Dalla Valle e Phillipe Mevel.

  • Espaço Queijos & Companhia

Diariamente serão promovidas degustações harmonizadas com vinho, espumante, drinks, cervejas. A ação pretende reunir convidados dos segmentos de industrialização de alimentos, restaurantes, supermercadistas, armazéns especializados, hotéis e refeitórios industriais.

  • Atividades paralelas

A Envase Brasil/Brasil Alimenta também agregará atividades paralelas de entidades que aproveitarão o momento para reunir seus associados. A Associação Gaúcha de Envasadores de Água Mineral (Agedam) aproveitará o evento e realizará o 2º Seminário Gaúcho de Águas Minerais, no dia 27 de abril, reunindo associados das indústrias e profissionais interessados no assunto.Da mesma forma, a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), por exemplo, pretende reunir na Serra Gaúcha os principais associados para oportunizar o acesso à Envase Brasil/Brasil Alimenta. No dia 28 de abril fará sua reunião de Posse do Conselho Deliberativo para a gestão 2016/2018.

 

Fonte: Engarrafador Moderno

Bendito Coco chega ao mercado

Linha inclui água de coco, sucos e chás

 

A AMAZONIA Tropical Blends lança a água de coco com a marca BENDITO COCO. A linha Bendito ainda inclui chás e sucos com lançamentos previstos para os próximos meses. “A BENDITO vem sendo desenvolvida para ser uma opção mais saudável que os refrigerantes”, diz Ana Ruas, CEO da AMAZONIA.

 

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No carro-chefe da marca, a matéria-prima de alta qualidade, proveniente da Bahia, garante o sabor leve e diferenciado da BENDITO COCO. “É uma água de coco com um preço atrativo, pois não queremos que o consumo de um produto mais saudável seja segmentado em classes sociais”, afirma Alex Ruas, diretor de marketing da AMAZONIA.

A BENDITO COCO chega ao mercado nas versões 200 ml e 1 litro, com preços sugeridos de R$ 1,99 (200 ml) e R$ 4,99 (1 litro) – preços unitários no atacado. O produto será comercializado em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Porto Alegre e Distrito Federal.

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Fonte: Engarrafador Moderno

Estimulando o consumidor

Produtos saudáveis e naturais ganham a preferência do consumidor e movimentam o mercado de sucos no Brasil

 

O mercado brasileiro de sucos vem crescendo a taxas acima de 10% anualmente nos últimos anos. É certo que a base de comparação para essa categoria de produto era muito baixa, já que o brasileiro não tinha como hábito o consumo de sucos prontos para beber.

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O suco 100% cresceu 258,2% em volume em uma década, segundo estudo realizado pela Consultoria Marketstrat a pedido da CitrusBR (Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos).

Apesar da alta taxa de crescimento, os volumes ainda são pequenos chegando a apenas 67 milhões de litros.

O estudo apresenta ainda o aumento do consumo no mercado nacional de outras bebidas industrializadas, como o café que saltou, em uma década, de 9,807 milhões de litros para 14,704 milhões, um aumento de quase 50%. Ou o chá que tinha, em 2005, um volume consumido de 544 milhões de litros e passou para 1,099 milhões de litros em 2015, mais que dobrando o volume em apenas 10 anos.

Categorias como o leite que já possui uma base de consumo elevada obtiveram um percentual mais modesto (2,9%) mas que representa um volume muito substancial e que propicia aos empresários retorno e capacidade de investimento em novas tecnologias e processos que permitam a continuidade de crescimento.

Esses dados mostram o potencial de crescimento que ainda temos no mercado brasileiro de sucos, e em especial os desafios e oportunidades para os próximos anos.

 

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Suco 100%

O brasileiro ainda não sabe a diferença entre bebida mista, néctar e suco 100%. Até pouco tempo atrás, suco de fruta (principalmente o de laranja) só extraído da fruta pelo próprio consumidor.

Ainda hoje, o suco de laranja pronto para beber enfrenta uma grande rejeição devido à forte tradição brasileira em consumir sucos feitos em casa. Segundo pesquisa da Mintel, o suco natural – feito diretamente da fruta – foi consumido por 86% dos entrevistados pelo menos uma vez durante seis meses anteriores a abril de 2015.

Consomem o suco com muita frequência foi a resposta de 69% que afirmaram consumir esse produto pelo menos uma vez por semana, e 27% uma vez por dia. Os consumidores acima de 55 anos apresentam o maior consumo diário, com 34% afirmando beber sucos frescos uma vez por dia ou mais.

 

Frequência de consumo de sucos e refrescos de fruta – Abril/15

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 Fonte: Ipsos Observer Brasil/Mintel

O mesmo estudo produzido pela Mintel mostra que os brasileiros são grandes consumidores de sucos e refrescos de frutas. Segundo a pesquisa, 97% dos entrevistados afirmaram ter consumido pelo menos um tipo de produto desta categoria durante os seis meses anteriores a abril/15. A freqüência mais alta é a diária, com 60% dos entrevistados afirmando consumir a categoria “uma vez por dia ou mais”.

A penetração da categoria de sucos e refrescos de fruta no Brasil é semelhante en-tre homens e mulheres, mas é geralmente maior entre os consumidores jovens (16 a 24 anos, 99%), e entre os consumidores da classe AB (99%). No entanto, segundo o estudo, sucos e refrescos de fruta têm uma grande penetração entre toda população brasileira.

Mesmo com a grande disponibilidade de frutas no Brasil, a conveniência e tendência cada vez mais frequente do consumo de produto saudáveis empurra o crescimento dos sucos prontos para beber. O consumo do produto ainda é muito pequeno no Brasil, mas as expectativas de crescimento são boas. Para se ter uma ideia o consumo per capita de suco 100% no Brasil é de 0,4 litro, enquanto nos Estados Unidos o consumo é de 18 litros por habitante, Canadá 29 litros, França 21,3 litros e na Alemanha, 23,4 litros por habitante/ano.

Isso demonstra que o potencial dentro da categoria de sucos é muito grande, sem falar no potencial existente dentro da categoria total de não alcoólicos. Os sucos 100% representam 0,1% do total de sucos consumidos, enquanto os néctares representam 1,3%.

Suco tinto 500 ml novo copyOportunidades

Existe, portanto, uma oportunidade de crescimento tanto no volume quanto na receita. O mercado de sucos em geral, que inclui integral, 100%, néctar, bebida mista, suco concentrado, suco em pó e refrescos, faturou em 2014, incluindo as bebidas de soja, R$ 12,9 bilhões. Do total, os néctares e sucos respondem por R$ 4,2 bilhões, enquanto bebidas mistas e refrescos faturaram R$ 3,9 bilhões e a categoria de suco em pó por R$ 3,083 bilhões.

O sabor mais consumido continua sendo o de uva com 31%, seguido da laranja com 16%, pêssego (15%), maracujá (8,4%), goiaba (7,7%) e a manga com 6,9%.

Saudáveis e naturais

A crescente procura por hábitos mais saudáveis abre um leque de oportunidades para todas as opções, mas sem dúvida, os sucos 100% são a “menina dos olhos” dos consumidores. Todos querem um produto mais natural, sem conservantes e sem adição de açúcar.

A utilização de aditivos não naturais ganha extrema importância para os consumidores. Para um grande número de pessoas esses aditivos são um impeditivo para a compra. Segundo estudo global do Instituto TNS, encomendado pela GNT, fabricante mundial de ingredientes, no topo da lista negra dos consumidores estão os conservantes, os corantes e os edulcorantes artificiais visto que 60% dos consumidores evitam esses produtos ao comprarem alimentos e bebidas.
Segundo a pesquisa, um baixo teor de gordura é um fator importante para 53% dos consumidores, ao passo que 51% procuram por produtos com teor de açúcar reduzido.

A pesquisa mostra, ainda, que quatro categorias receberam atenção especial: bebidas não-alcoólicas, doces, iogurtes e sorvetes. O iogurte é a categoria percebida como mais natural. Dois terços dos participantes da pesquisa rejeitam aditivos neste produto. Se esta exigência não for atendida a confiança do consumidor pode ser afetada de forma prolongada.

 

 

Frequência de consumo de sucos e refrescos de fruta por tipo – Abril/15

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 Fonte: Ipsos Observer Brasil/Mintel

No que diz respeito às bebidas não alcoólicas os consumidores aceitam – mas não aprovam – a utilização de ingredientes artificiais com maior frequência: mais da metade dos participantes consideram que geralmente esses produtos contêm ingredientes artificiais. No entanto, mais de uma pessoa em cada três estaria disposta a comprar sucos, doces, sorvetes e produtos semelhantes com maior frequência se estes fossem produzidos com ingredientes naturais.

Aumentando as vendas

Como em todo negócio, o segredo para o sucesso é encontrar um diferencial para seu produto e poder navegar sem muitos sobressaltos, a não ser aqueles já triviais da economia brasileira: má gestão governamental, corrupção, falta de infra-estrutura de estradas, alta tributação etc.

Depois de lançar em 2007 a primeira caipirinha pronta inteiramente natural no mercado brasileiro, o empresário Ricardo Ermírio de Moraes deu uma nova cartada na área de bebidas. Com experiência anterior em virtude dos negócios do Grupo Votorantim nessa área, Ricardo investiu na implantação da Natural One, inaugurada em 2014, na cidade paulista de Jarinú. Os sucos da Natural One foram lançados no mercado com o diferencial de ser um produto integral que passa por um processo de pasteurização a frio para preservar as propriedades da fruta. Para mostrar ao consumidor as diferenças entre um néctar, uma bebida mista e um suco integral, a empresa estampa nas embalagens a quantidade exata de frutas usadas – um recipiente de quatro litros contém 56 laranjas, nada de suco concentrado.

Outro diferencial são as embalagens PET em formato quadrado com um design inovador também para as tampas e rótulos.

A sucos “do bem”, escrito assim mesmo com letras minúsculas, já está no mercado desde 2007 com produtos naturais e sem conservantes vendidos em embalagens cartonadas da Tetra Pak. Fundada pelo carioca Marcos Leta, que nada tinha a ver com suco, mas que sempre foi adepto de produtos naturais, a empresa mantém o escritório no Rio de Janeiro, mas a fábrica arrendada para a produção de suas bebidas fica em Dobrada, uma pequena cidade do interior de São Paulo.

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Um dos principais diferenciais da do bem foi a construção de uma marca voltada principalmente para pessoas que têm na alimentação um estilo de vida. Esse público não para de crescer seja aqui no Brasil como em qualquer parte do mundo, o que permite aos fabricantes explorarem também o mercado internacional.

A do bem ampliou sua linha de sucos com diversos sabores e formatos de embalagens e, recentemente, investiu em uma linha de chás e em barrinhas naturais.

Edson Mazeto Jr. esfumadoO empresário Edson Mazeto Júnior vem se destacando no setor com a Juxx, marca nacional de sucos funcionais. Ele trabalhava como gerente de uma multinacional que trouxe o suco de cranberry para o Brasil. Questões comerciais motivaram a empresa a vender a operação para Edson, que desembolsou, em 2007, R$ 2 milhões.

Ele então adaptou o produto para o paladar brasileiro, começou a fazer divulgação para a área médica e mudou o conceito de distribuição – passou a atender de grandes redes até o consumidor final. O foco da empresa são bebidas que promovem a manutenção da saúde, isto é, que tenham propriedades que hajam a favor do organismo, prevenindo doenças. Todos os sucos da marca são reconstituídos por utilizarem concentrados como matéria-prima. Os sucos da Juxx são envasados assepticamente a frio em embalagens cartonadas. Na linha de latas, os produtos são pasteurizados e envasados a quente.

A linha aumentou e conta, atualmente, com os sabores romã, ameixa, frutas vermelhas e blueberry.

Mais recentemente, a Juxx lançou OX-Mune, um suco que potencializa a imunidade do organismo. Ele é feito com frutas amarelas e vegetais e não contém sódio.

Juxxc cranberry 1 Litro copyA orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é a ingestão de menos de 2 gramas de sódio por dia, portanto, ultrapassar esse limite significa expor a saúde a diversos problemas como doenças cardíacas e derrames.

No dia a dia, sem perceber, as pessoas consomem muito sódio, principalmente nos alimentos industrializados, que concentram altas quantidades do mineral. “Muitas vezes as pessoas passam a consumir algo por ouvir falar que é saudável, mas esquecem de verificar a quantidade de sódio presente no produto. O X-Mune, além de ser funcional, não oferece risco a hipertensos, por exemplo, pois não contém sódio”, explica Edson Mazeto Junior, fundador e diretor da marca.

Entre os ingredientes da novidade estão a laranja, manga, acerola e cenoura, além do Composto XIV (Xtreme Immune Vitamin), que é uma fonte de vitaminas e minerais exclusiva da Juxx.

X-Mune não conta com adição de açúcar, corantes, conservantes e aromatizantes artificiais e ainda é livre de qualquer tipo de espessante ou estabilizante. Além disso, é rico em vitaminas A, C, E e B6, Selênio e Zinco.

“O desafio da Juxx é sempre lançar produtos pioneiros e inovadores, e ainda criar a cultura de consumo deles. As oportunidades desse mercado são ilimitadas, mas é preciso criar algo que agrade o paladar, tenha apelo saudável ou funcional e com custo acessível”, explica Ed-son Mazeto Júnior.

Integridade do sabor

Quem busca uma alimentação saudável e em harmonia com o meio ambiente pode encontrar como nova aliada a linha de sucos orgânicos da Fazenda da Toca. Disponíveis em quatro sabores – laranja, tangerina, goiaba e manga -, os produtos são livres de conservantes e corantes, além de contarem apenas com o açúcar da própria fruta.

O cuidado com o meio ambiente está presente também nas garrafas. Produzidas pela Owens Illinois (O-I), as garrafas de vidro são reutilizáveis, 100% recicláveis, além de preservar as características dos sucos e destacar suas cores naturais.

Os sucos da Fazenda da Toca são produzidos de acordo com os princípios da agricultura biodinâmica, técnica que vai além da orgânica, pois não utiliza adubo, aditivos, inseticidas químicos e resgata práticas ancestrais de cuidado com o solo, como a observação das fases da lua e do ritmo da natureza para definir os momentos de plantio e colheita. A embalagem acaba de receber o Prêmio Abre da Embalagem Brasileira 2015, na categoria Design Gráfico.Fazenda da Toca copy

Envasados à quente e com rígido controle de temperatura e tempo durante a pasteurização, os sucos da Fazenda Toca têm os processos de produção controlados desde a seleção das frutas até a venda do produto ao consumidor final. Entre os desafios enfrentados pela empresa para vender seus produtos no mercado estão as questões regulatórias. Segundo João Carvalho, gerente de produtos da Fazenda da Toca, a legislação para bebidas e sucos mistos no Brasil é muito confusa.

“Outros entraves para o crescimento do mercado de sucos são os canais de distribuição para produtos frescos e a margem de lucro muito alta de varejistas para produtos premium, dificultando o giro. Além da qualidade da matéria-prima e a limitação tecnológica para produção de orgânicos em escala”, diz o executivo.

Suco de uva brasileiro

Sabor mais consumido no mercado brasileiro, o suco de uva tem o dobro de market share do segundo colocado, a laranja.

Com uma produção de cerca de 1 milhão de litros na safra de 2015, a Vinícola Peterlongo é um dos fabricantes que representam a supremacia do suco de uva no Brasil.

Suco branco 500 ml novo copyO processo de produção da empresa consiste no aquecimento (65oC) da uva esmagada em termomacerador tubular (tubo em tubo), que tem como finalidade extrair os compostos fenólicos responsáveis pela cor presente na película. Posteriormente a esse processo o suco segue para envase, que é realizado a quente, 90oC. Depois, o suco é resfriado bruscamente a 38oC no engarrafamento. “Esta prática é utilizada porque não adicionamos nenhum conservante químico”, explica Deise Tempass, enóloga da empresa.

Dentro do portfólio de produtos da vinícola, o suco integral premium Casa Peterlongo apresenta coloração intensa e encorpada, típica das variedades de origem, sem adição de água, açúcar e nenhum conservante. Em comemoração ao Centenário da empresa, completado em outubro deste ano, o rótulo deste produto traz uma aquarela pintada pelo artista plástico Anastácio Orlikowski, em 1999, que retrata o Castelo Pertelongo, construção de 1930 e que segue os padrões da região de Champagne, na França, e suas instalações incluem o varejo e a cave subterrânea em pedras basálticas.

Refrescancia com preço acessível

A Ebba empresa brasileira de bebidas e alimentos S/A detém as duas maiores marcas de sucos concentrados do País, Maguary e Dafruta, além de um portfólio completo com mais de 200 produtos desde sucos concentrados, sucos prontos para beber, chás, água de coco e purês de frutas. Com quatro modernas unidades industriais, duas em Aracati (Ceará) e duas em Araguari (Minas Gerais), concretizou, no último ano, um processamento de aproximadamente 40 mil toneladas de fruta e produção de mais de 200 milhões de litros de suco. ‘Temos o maior mix de sabores e um portfólio completo de sucos concentrados, néctares, opções de néctar com pedaços de frutas, sucos 100% e purês de frutas. Nossos produtos seguem rigorosos processos de produção com envase a frio e asséptico. Nossa tecnologia conta com uma linha de pasteurizadores que possibilita que o produto seja envasado na temperatura correta, garantindo qualidade superior. Também contamos com uma eficiente tecnologia de esterilização de nossas embalagens’, explica Daniela Bolletta, gerente de comunicação e marketing da ebba.

A demanda por produtos cada vez mais saudáveis beneficia esse mercado e abre um leque de opções para os fabricantes. Para explorar novas possibilidades, a ebba procura diversificar seu portfólio através de novos sabores e embalagens de acordo com as diversas ocasiões de consumo. ‘Nas gôndolas dos supermercados dos Estados Unidos e Europa, regiões mais maduras na categoria de sucos prontos para beber, a embalagem PET é amplamente encontrada em produtos diferenciados, premium e de alta qualidade. Entre as inovações da Maguary em 2015, a principal delas foi o lançamento dos prontos para beber Caju, Goiaba, Laranja, Tangerina e Maçã em uma embalagem de 1,5 L, tamanho família. Além disso, as bebidas com pedaços de fruta de verdade também são tendência e no Brasil, os néctares com pedaços são inéditos na linha Maguary Pedaços. Nossa intenção é proporcionar aos consumidores uma verdadeira experiência sensorial’, explica Daniela Bolletta.

DETOX_Tetra_Perspectiva copyANTIOX_Tetra_Frente copyOSTEO_Tetra_PerspectivaLinha de funcionais

Seguindo a linha de produtos funcionais, a Ultrapan acaba de desenvolver a linha Frutaria Funcionais, néctares e bebidas mistas, de baixa caloria e com mix de frutas e vegetais. Disponíveis nas versões Detox, Antiox e Osteo, os lançamentos têm como foco o público preocupado com a saúde e o bem estar. “As bebidas funcionais são uma forte aposta da indústria alimentícia para atender à crescente demanda de consumidores preocupados com a qualidade dos alimentos ingeridos. Inovação é uma das características da Ultrapan”, ressalta a gerente de marketing, Vivian Zamoner.

Combinação de maçã, cenoura, pêra, abacaxi, água de coco, gengibre, couve e limão, o néctar Frutaria Detox tem apenas 35 kcal em 200 ml, 0% de sódio e sem adição de açúcares, conservadores ou adoçantes artificiais, com 40% de polpa na formulação.

“Conseguimos unir a boa concentração do suco com baixa caloria, preocupação importante para quem faz dieta e busca o benefício funcional dos alimentos”, explica Vivian Zamoner.

Já o néctar misto de maçã, cranberry, framboesa e blueberry, nova opção da Linha Frutaria Funcionais, possui 40% de polpa de frutas vermelhas, conhecidas pelo seu potencial nutritivo e alto poder antioxidante, com atuação no combate a doenças e ao envelhecimento. E, por fim, o Osteo, uma bebida que leva colágeno e cálcio em sua fórmula e é indicada para prevenir a osteoporose e problemas ósseos em mulheres e homens, uma vez que atua no fortalecimento dos ossos e melhora as articulações.

Fonte: Engarrafador Moderno

Papinhas Nestlé têm tampas colecionáveis

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As Papinhas Nestlé apresentam embalagens com tampinhas estampadas de diversos bichos, como leão, vaca, pinguim, borboleta e muitos outros. São 30 tampinhas diferentes para colecionar. Elas estão disponíveis nas papinhas das Etapas 1 e 2 (a partir do sexto mês de idade), nos potes de vidro.

Fonte: EmbalagemMarca

Nestlé traz garrafa PET de 500ml da Acqua Panna ao Brasil

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Acqua Panna, água premium da Nestlé, incrementa o seu portfólio no Brasil com a embalagem PET de 500 mililitros.

Segundo a Nestlé, o produto surge como a opção de hidratação para momentos de consumo on the go e ocasiões fora do lar, pois é fácil de transportar, armazenar e prática de levar na bolsa.

O lançamento faz parte das comemorações dos 450 anos da marca italiana. Este será o primeiro produto da marca a ser comercializado nos pontos de venda com o novo rótulo, que reforça a origem da água, a região da Toscana, na Itália.

A garrafa de PET de 500 mililitros complementa o portfólio da marca no Brasil, que já contava com as embalagens nas versões de vidro em 250 mililitros e de 505 mililitros.

 

Fonte: EmbalagemMarca

Suco mastigável “Maguary reforça o segmento de néctares com linha que incorpora pedaços de fruta de verdade”

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Novidade da Ebba “Agito no segmento de sucos prontos de 200 ml”

 

A nova linha Maguary Pedaços chega para agitar o segmento de sucos prontos para beber (SPB) em embalagens de 200ml. As bebidas com pedaços de fruta de verdade são tendência nos Estados Unidos e Europa. No Brasil, néctares com pedaços estão começando a chegar e, no caso da Maguary, foram desenvolvidos nos sabores pêssego, maçã e manga, para criar uma verdadeira experiência sensorial ao consumidor, argumenta Fábio Levalessi, diretor comercial da ebba, empresa detentora da marca. “O consumidor sente uma textura diferente e agradável a cada gole e o sabor se intensifica a cada mordida em um pedaço de fruta”, afirma ele.

Com o lançamento de Maguary Pedaços, a marca preparou seu retorno à mídia. Em parceria com a agência de publicidade Mkt One desenvolveu um comercial de 30 segundos, que explora de forma divertida as sensações de um casal. Por exemplo, no cinema, eles se surpreendem com o mundo de sabores que o produto proporciona. Além de inserções em canais fechados, o vídeo é também veiculado na internet e mídias sociais. Maguary Pedaços tem ainda um hotsite, com conteúdo exclusivo para falar de todos os benefícios e características do produto.

Como parte da estratégia, a ebba desenvolveu algumas ações de ativação como degustação em pontos de venda (PDVs) e uma promoção no formato compre e ganhe. Assim, na compra de três Maguary de um litro, o consumidor ganha um Maguary Pedaços de 200ml. A novidade vem acompanhada de canudo especial, com diâmetro maior, que permite o consumo dos pedaços de fruta. “É uma opção de snack saudável, fonte de vitamina C e muito prática para consumo on the go de crianças, jovens e adultos”, resume Levalessi, acrescentando que os sabores da linha foram cuidadosamente selecionados levando em conta as características das frutas, seus nutrientes e vitaminas, além de seu desempenho para propiciar uma experiência única para o consumidor. Com mais esse lançamento, a expectativa é que a marca cresça 30% no nicho de 200ml, conquistando uma fatia ainda maior do segmento de SPB. Apenas nos últimos três anos, a Maguary lançou quase 200 produtos com um investimento de R$ 90 milhões no parque fabril, localizado em Minas Gerais e Ceará.

 

Fonte: Doce Revista

Tetra Pak divulga estudo sobre perfil de consumo dos Millennials

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Há uma nova geração de consumidores: os denominados Millennials. Eles são jovens – têm entre 20 e 35 anos -, são exigentes e gastam cerca de US$ 600 bilhões por ano, segundo um estudo global realizado pela Goldman Sachs e divulgado pela Tetra Pak.

O levantamento aponta que, em relação ao consumo, o grupo está sempre procurando novos produtos e serviços. Nos Estados Unidos, 65% dos Millennials afirmaram que tinham interesse em testar todas as novidades, independentemente da área (podia ser de ópera a uma escalada), contra 39% de outras gerações.

Outra tendência do grupo é a busca por refeições (comidas e bebidas) rápidas e simples. Cerca de 41% deles disseram que estão dispostos a pagar mais por produtos que facilitem suas vidas.

No entanto, facilidade e agilidade, para os Millennials, não significa aderir ao junk food. Eles prezam essas características, porém, também têm como foco a preocupação com a saúde, sendo que mais da metade (51%) evita fast food, e 63% afirma escolher alimentos e bebidas que conferem mais qualidade de vida e saúde. Eles querem ser mais sustentáveis, com 53% afirmando que gostariam de fazer mais pelo meio ambiente.

Além de serem compradores experientes que sabem bem avaliar o preço e a qualidade do produto. O grupo está pronto para reinventar o mercado, com um novo jeito de comprar e vender. É a primeira geração que cresceu com a internet e desde criança soube o que era o mundo globalizado, capaz de diminuir a distância e realizar compras em outros países. Mais da metade deles tem amigos que vivem no exterior e 20% dedica seu tempo ao estudo ou trabalho fora do país.

Além disso, são mais dependentes da tecnologia e conectados que qualquer outra geração. Mais de 84% dos Millennials possuem smartphone e, com isso, esperam que as marcas estejam igualmente conectadas. Eles enxergam a atividade online como um importante complemento para o mundo off-line. 54% declaram que as redes sociais contribuíram para os relacionamentos com amigos e família.

Análise na hora da compra

Os consumidores Millennials buscam cinco atributos-chave nos produtos quando vão às compras:

1- O aspecto da embalagem
2- Se o manuseio e transporte é fácil
3- Se é prático para beber e comer diretamente
4- Se a embalagem pode ser fechada novamente
5- Se o produto é sustentável.

Para embalagens desenvolvidas para o consumo fora de casa, conveniência é um ponto importante. Eles esperam tanto portabilidade quanto resistência da embalagem, o que os deixam dispostos inclusive a pagar mais caro pelos produtos.

Sobre a Tetra Pak

A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 170 países ao redor do mundo. Com cerca de 23 mil funcionários em mais de 85 países, a Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “PROTEGE O QUE É BOM™” reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja.

 

Fonte: Abras

Reestilização em linha de néctares da Maguary adota embalagem de PET

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Principal grife de sucos prontos para beber (SPB) da ebba, Maguary reposiciona sua linha de néctares com uma versão de maracujá, sabor campeão do verão, em garrafa PET, ao preço sugerido de R$ 5,79 a unidade. “Considerando o sucesso da linha e atendendo a demanda de diversos consumidores e supermercadistas, resolvemos lançar esse sabor tão tradicional para nossa marca e muito popular na mesa dos brasileiros”, anuncia Fábio Levalessi, diretor comercial da empresa cearense.
A escolha do volume de 1,5 litro, observa ele, surgiu a partir do resultado de pesquisas realizadas junto aos consumidores e ao trade, que demonstraram interesse por esse tipo de embalagem, sinalizando uma demanda ainda não atendida de forma satisfatória. No levantamento, também foi reforçada a necessidade de oferecer aos consumidores o néctar pronto para beber em tamanho maior, de forma a acompanhar a rotina em família, evitando que o conteúdo termine durante as refeições. Comprovando a aposta, as vendas da linha aumentaram mais de 1.300% nos últimos meses, posiciona Levalessi.
Nas gôndolas dos Estados Unidos e Europa, observa ele, regiões mais maduras na categoria de SPB, a embalagem PET é amplamente encontrada em produtos premium. Além de ser uma opção de fácil reciclagem e que pode ser reutilizada, inclusive para diversas finalidades criativas, a garrafa plástica também permite que o produto se destaque na gôndola. “A cor do líquido ajuda o consumidor a escolher seu sabor preferido e conferir sua integridade, dando mais segurança e confiança para a decisão de compra”, nota o diretor comercial.
Segundo ele, o sabor maracujá é uma extensão da linha lançada em maio de 2015, que conta com os sabores caju, goiaba, laranja, maçã e tangerina. “A expectativa é tornar o portfólio ainda mais completo e aumentar a participação na categoria oferecendo mais opções para os consumidores”, conclui Levalessi.

 

Fonte: Doce Revista

CitrusBR projeta redução de 42,7% nos estoques de suco de laranja

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Os estoques globais de suco de laranja (FCOJ equivalente a 66º Brix) em poder das empresas associadas à Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) somou 728.865 toneladas em 31 de dezembro passado. O número é o menor da série histórica já registrado pela entidade desde que a medição por meio de auditorias independentes começou a ser realizada e divulgada em 2011.

Com a baixa, a CitrusBR, que reúne as empresas Citrosuco, Cutrale e Louis Dreyfus Commodites, estima que os estoques de passagem de safra somarão 292.385 toneladas em 30 de junho de 2016, menor número desde 2012 e suficiente para 14 semanas de consumo. “Isso representa uma queda estimada em 42,7% e o fim do acúmulo de estoques”, avalia Ibiapaba Netto, diretor-executivo da entidade.

Outro aspecto importante apontado pelo levantamento realizado por auditoria independente está na deterioração do rendimento industrial, que necessitou de 299,14 caixas de laranja de 40,8 quilos para a produção de uma tonelada de suco de laranja, ante 240,5 caixas de laranja no período passado, numa piora de 24,4%. “Esse é, de longe, o pior rendimento industrial já registrado”, diz. O número leva em conta apenas a laranja processada até o mês de janeiro da safra 2015/16. “A safra está atrasada e ainda há laranja para ser processada, o que nos leva a acreditar que o número final deve ser ainda um pouco pior”, avalia. Para o representante, a piora no rendimento significa um aumento de custo importante para as indústrias, visto que são necessárias mais caixas de laranja para produzir a mesma quantidade de suco. Devido ao atraso na safra, a CitrusBR divulgará o processamento final tão logo a temporada seja encerrada, o que pode levar ainda alguns meses.

Quanto aos motivos que levaram à mudança observada no rendimento industrial, podem ser verificadas condições climáticas adversas. No primeiro semestre de 2015 os pomares enfrentaram uma intensa seca, que afetou a extração de suco da fruta, num fenômeno conhecido como cristalização. Já no segundo semestre, o problema foi o inverso, com excesso de chuvas o que aumentou a quantidade de água nas frutas e, consequentemente, piorou o rendimento industrial.

As condições climáticas também afetaram o desenvolvimento da safra, que está atrasada em relação aos anos anteriores. Por essa razão, a CitrusBR deve divulgar a totalização do processamento, bem como o número final de rendimento industrial nos próximos meses.

HISTÓRICO

Nos últimos anos, a cadeia do suco de laranja tem sofrido com o acúmulo de estoques devido principalmente a duas grandes safras que aconteceram nos períodos 2011/12 e 2012/13. Desde então o setor luta para voltar ao que se chama de “equilíbrio técnico” que é possuir em seus tanques apenas a quantidade necessária de suco para cumprir seus contratos até que uma nova safra comece a ser processada. “Historicamente consideramos que esse equilíbrio acontece ao redor de 300 mil toneladas de estoque em 30 de junho”, pondera o executivo.

Estoque físico de suco de laranja concentrado equivalente a 66 brix nas datas de corte de safra de 30 de junho de cada ano.

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Estoque físico de suco de laranja concentrado equivalente a 66 brix nas datas de meio de safra de 31 de dezembro de cada ano.

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Fonte: CitrusBR

Safra da uva deste ano terá queda de 65% na Serra Gaúcha

Quebra de Safra da Uva

Estimativas parciais das frutíferas da região foram apresentadas pela Emater. As 855 mil toneladas da última safra darão lugar a apenas 304 mil toneladas neste ano. FOTO: Maicon Damasceno / Agencia RBS

A safra da principal fruta da Serra, cultivada em uma área que soma cerca de 38 mil hectares, será de números lamentáveis neste ano. Em relação ao volume produzido em 2014/2015, a queda prevista para esta temporada é de 65% e, na comparação com a média histórica, a baixa é de 56%. As 855 mil toneladas da última safra darão lugar a apenas 304 mil toneladas neste ano, o que representa cerca de 550 mil toneladas a menos da fruta no mercado. O impacto financeiro da quebra também impressiona: serão R$ 380 milhões de reais que deixam de circular na cadeia vinícola.

Esses e outros números foram apresentados na manhã desta quarta-feira pela Emater/RS-Ascar de Caxias, em coletiva realizada na Ceasa Serra. Conforme o levantamento da entidade, a previsão é que todas as frutíferas cultivadas na região nesta temporada apresentarão quebra de safra. A única exceção é o morango, que deve registrar um “empate”.

Fonte: Pioneiro.com.br