Casa Madeira diversifica tamanho de garrafas de suco

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A Casa Madeira, especialista na elaboração de sucos e produtos naturais, disponibiliza ao mercado duas novas garrafas para seu suco de uva integral. Agora, além da embalagem de um litro, os clientes poderão encontrar a bebida em garrafas de 250 mililitros e de 500 mililitros.

As embalagens exclusivas, produzidas pela Verallia, possuem formato arrojado, com design redondo, cônico e com ombro acentuado, que destacam o brasão da marca.

As garrafas foram desenvolvida no chamado “Dia de Criação”, processo de desenvolvimento da embalagem que acontece na Verallia e conta com a participação do cliente junto aos projetistas da empresa para realizar os ajustes técnicos do desenho.

Juciane Casagrande, diretora comercial do Grupo Família Valduga – proprietário da marca Casa Madeira –, explica que as novas garrafas visam a atender a um público que busca qualidade de vida por meio da alimentação. “A embalagem serve como forma de destacar o suco de uva Casa Madeira do restante dos rótulos na gôndola, de mostrar o diferencial do nosso produto e fixar a marca”, ela diz.

Segundo Juciane, com as novas garrafas a Casa Madeira projeta um crescimento de 20% a 30% em suas vendas.

 

Fonte: EmbalagemMarca Madeira1

Tetra Pak desenvolve novo sistema de esterilização de embalagens cartonadas

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A Tetra Pak lança uma máquina que utiliza a tecnologia de electron beam (eBeam) de esterilização por feixe de elétrons, em substituição ao peróxido de hidrogênio.  A Tetra Pak E3 promete uma série de benefícios para a indústria, tendo o potencial para produzir até 40 mil embalagens por hora. Segundo a empresa, a nova plataforma oferece três benefícios principais para os fabricantes de bebidas: redução de custos operacionais, melhoria de desempenho ambiental e maior flexibilidade de produção.

O grande diferencial da nova máquina é a tecnologia de esterilização eBeam que foi desenvolvida pela Tetra Pak em colaboração com a COMET, empresa de desenvolvimento de tecnologia de alta voltagem e de vácuo. A tecnologia funciona focando um feixe de elétrons controlado sobre a superfície do material da embalagem, e como ele é executado na máquina de envase, elimina qualquer bactéria ou micro-organismo presente.

O uso do eBeam elimina uma limitação física de longa data à velocidade da produção das embalagens cartonadas: o processo de esterilização por peróxido de hidrogênio. Com o eBeam pode-se fabricar até 40 mil embalagens pequenas por hora, ou seja, 11 unidades por segundo, e testes têm demonstrado que o aumento de capacidade pode economizar até 20% dos custos operacionais dos fabricantes de bebidas.

A substituição do peróxido de hidrogênio na esterilização do material de embalagem também melhora o desempenho ambiental, tornando mais fácil a reciclagem de água, reduzindo o consumo de energia e reduzindo o desperdício.

O design modular da plataforma Tetra Pak E3 oferece maior flexibilidade de produção para a indústria. Ao instalar um kit eBeam, os fabricantes podem alternar entre produtos pasteurizado e longa-vida, produzidos na mesma máquina de envase.

A Tetra Pak E3 / Speed estará disponível comercialmente a partir de 2016. A máquina produz embalagens tamanho família (Tetra Brik Aseptic 1000 Edge com tampa LightCap 30), rodando 15 mil embalagens por hora. A Tetra Pak planeja expandir a nova plataforma para outros equipamento no futuro.

Abaixo, o vídeo explicativo do sistema de esterilização por eléctron beam.

Fonte: EmbalagemMarca

SIG Combibloc apresenta tecnologia para envase de pedaços ou produtos viscosos

SIG-Combibloc

A SIG Combibloc apresenta uma nova tecnologia para o envase de pedaços ou de produtos muito viscosos, chamada Food Option. As máquinas com o kit FoodOption são baseadas na tecnologia padrão de envase da SIG Combibloc, com alguns ajustes técnicos que possibilitam o envase de um range muito mais amplo de produtos. Com elas é possível utilizar até 10% de ingredientes em pedaços, que podem ter até 6 x 6mm,  fibras que podem chegar a 1 x 15mm e viscosidade de até 3.500mPas.

“Para sobreviver no longo prazo num ambiente muito competitivo, os fabricantes de alimentos e bebidas precisam otimizar o nível de investimento, e as máquinas de envase com FoodOption da SIG Combibloc são as melhores opções neste desafio”, afirma Luciana Galvão, gerente de Marketing da SIG Combibloc para a América do Sul.

De acordo com a fabricante, as máquinas de envase com FoodOption oferecem variedade e flexibilidade aos fabricantes de alimentos que optarem por envasar assepticamente produtos em embalagens cartonadas. Assim, bebidas clássicas – sejam elas lácteas ou não carbonatadas – e com pedaços podem ser envasadas na mesma máquina. Outra opção é envasar lácteos de alta e baixa viscosidade na mesma linha de envase.

Fonte: EmbalagemMarca

Itubaína lança lata comemorativa de São João

 

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Para comemorar a tradicional festa de São João, Itubaína, marca de refrigerante da Brasil Kirin, lança uma lata comemorativa com figuras típicas do evento. As novas latas estão sendo distribuídas na Bahia e em Sergipe.

Fonte: EmbalagemMarca

Sufresh entra no mercado de sucos funcionais

SufreshFuncionaisA Wow! Nutrition amplia as opções de Sufresh com bebidas à base de ingredientes funcionais. Batizada de “Sufresh Equilíbrio e Sabor”, a linha traz os lançamentos: Antiox, Imunox e Detox, além dos sabores Cranberry e Ameixa, Banana e Fibras, já conhecidos pelo consumidor.

Segundo a fabricante, cada produto traz frutas, verduras, legumes e especiarias combinadas com objetivos específicos: combater os radicais livres (Antiox), auxiliar o mecanismo natural de detoxificação (Detox), fortalecer o sistema imunológico (Imunox), auxiliar no bom funcionamento do intestino (Ameixa, Banana e Fibras) e contribuir para o bem-estar e a prevenção de infecções (Cranberry).

Os sucos são acondicionados em embalagens produzidas pela Tetra Pak, no formato Tetra Prisma de 330 mililitros, com tampa de rosca.

SufreshFuncionais_TP330mlPrisma_Detox_Frontal (300 x 600)SufreshFuncionais_TP330mlPrisma_Cranberry_Frontal (300 x 600)SufreshFuncionais_TP330mlPrisma_Antiox_Frontal (300 x 600)SufreshFuncionais_TP330mlPrisma_Imunox_Frontal (300 x 600)

Fonte: EmbalagemMarca

Brasil Kirin atua na gestão ambiental para evitar risco

Brasil Kirim

 

A fabricante de bebidas Brasil Kirin vem investindo constantemente para tornar sua produção mais sustentável. A estratégia, além de fortalecer a imagem da empresa, tem ajudado a reduzir a exposição a riscos ambientais nos últimos anos.
“Por trabalharmos com esse cenário de antecipação de risco relacionado a sustentabilidade, reduzimos nossa exposição a problemas como a escassez de água”, avalia a vice-presidente de assuntos corporativos e sustentabilidade da empresa, Juliana Nunes.
Ela conta que todas as ações da fabricante levam em consideração o impacto ambiental e buscam sempre ser alternativas mais sustentáveis.
O principal exemplo dessa mudança apareceu no ano passado. Em meio a crise hídrica que afetou o estado de São Paulo, a Brasil Kirin não precisou interromper suas atividades no parque fabril de Itu (SP) e ainda conseguiu disponibilizar o excedente de água para o município.
A ação foi resultado do investimento na recuperação de nascentes naquela região. A executiva cita que além de projetos de recuperação, a Brasil Kirin mantém iniciativas para reduzir o consumo de água.
Na unidade de Campos do Jordão (SP) a redução no uso de água chegou a 30% e em Horizonte (CE) ficou em cerca de 23%. Juliana lembra que os percentuais de consumo de água nas fábricas dependem muito do mix de produto que compõe cada linha. “Mas de maneira geral as práticas sustentáveis são replicadas em todas as unidades”, explica.
Na fábrica de Manaus (AM), onde são produzidos os concentrados de refrigerantes, ela destaca o retorno das ações de captação de água da chuva.
“Essa água é usada nas descargas dos sanitários e na lavagem das áreas externas da fábrica, o que gera uma economia de 10% no volume consumido todo mês”, diz ela.
A economia com a ação depende ainda da quantidade de chuva na região. Juliana afirma que, mesmo na Amazônia, a empresa não deixa de trabalhar com um possível cenário de escassez hídrica, preocupação que vem aumentando nos últimos anos.
“A tendência é que nossas ações de sustentabilidade aumentem por necessidade, como no ano passado durante a crise hídrica e pela percepção de que esse engajamento é extremamente relevante para os negócios”, destaca a executiva.
Energia
Juliana cita a busca por fontes alternativas de geração de energia como outro ponto importante na estratégia de sustentabilidade da empresa.
“Temos visto o resultado dessas ações no aumento da participação de combustíveis renováveis na produção, o que se traduz em uma matriz energética mais limpa”, afirma.
Entre 2008 e 2014, a Brasil Kirin conseguiu reduzir o uso de combustíveis em 20% e o consumo de energia em 8%. Parte dessa redução é resultado da substituição do uso de gás natural nas caldeiras por aquecimento solar no parque fabril de Manaus.
“Foram instalados módulos de aquecimento solar nessa unidade, gerando uma economia de 50% no consumo de gás para aquecer as caldeiras.”
Por ter duas estações bem definidas, com prevalência de chuva e sol na maior parte do tempo, o clima em Manaus favorece as ações implantadas pela empresa, reconhece a executiva.
Ela relata que mesmo durante o Inverno e em dias chuvosos ainda é possível economizar 15% do gás consumido nas caldeiras em Manaus.
“O uso de biomassa também tem contribuído para o avanço do consumo de combustíveis renováveis na nossa matriz energética”, detalha Juliana. A biomassa usada pela empresa é gerada no tratamento de efluentes e na queima nas caldeiras em diferentes fábricas.
Segundo ela, por se tratar de um subproduto do processo de fabricação, a biomassa representa também a economia de recursos para a empresa.
Atualmente, a Brasil Kirin faz uso de biomassa nas unidades de Alagoinhas (BA), Cachoeiras de Macacu (RJ), Horizonte (CE), Igrejinha (RS), Itu (SP) e Recife (PE).
Para Juliana, apesar do retorno positivo das ações, ainda é possível avançar na gestão sustentável. “Investimos nessa área há alguns anos e sem dúvida poderemos ver mais projetos de sustentabilidade em breve”, garante a executiva.

Fonte: DCI

Maguary lança chás com frutas prontos para beber em embalagens longa vida da SIG Combibloc

Chá Maguary

A Maguary lançou no mercado nacional a linha Maguary Natural Tea: chás prontos para beber, saudáveis e indicados para toda a família. Os novos produtos são envasados em embalagens cartonadas assépticas combiblocMidi de 1 litro, da SIG Combibloc, com a exclusiva tampa de rosca combiSwift – de ação única, ou seja, que pode ser aberta com um único giro e depois fechada novamente. As novidades vêm nas versões Chá Mate e Chá Preto com Limão (adoçados); além de Chá Verde com Limão, Chá Verde com Laranja e Gengibre e Chá Branco com Lichia (sem adição de açúcar e zero caloria).
“Somos a maior processadora de frutas do Brasil e o mesmo limão e laranja que utilizamos em nossos renomados sucos fazem parte dos novos produtos”, afirma a gerente de Desenvolvimento de Marketing da Ebba, empresa detentora da marca, Lilian Yokota. A proposta é aliar a experiência de tomar um bom chá com os sabores e benefícios funcionais das frutas, oferecendo mais uma opção diferenciada de consumo que contribua para uma sensação geral de equilíbrio e bem-estar.
A linha Maguary Natural Tea é envasada em uma linha CFA 812 da SIG Combibloc, com capacidade para produzir até 12 mil embalagens por hora. “A alta velocidade e a flexibilidade de nossos equipamentos são grandes diferenciais que permitem lançamentos como o Maguary Natural Tea. Em uma mesma máquina, o cliente pode envasar diferentes produtos com ajustes rápidos e sem comprometer a eficiência da linha – além de embalagens de diferentes volumes, designs e formatos, de acordo com a necessidade”, afirma Luciana Galvão, gerente de marketing da SIG Combibloc na América do Sul.

Fonte: ABRE

Mercado de sucos prontos em crescimento

Em Minas Gerais, segmento deve registrar variação positiva de 8% neste ano na comparação com 2014.

GERAL023/EBBA5.JPG Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos S/A Detentora das marcas MAGUARY (ARAGUARI ) e DAFRUTA CRÉDITO: Henrique Vieira

Na Bela Ischia, crescimento deve chegar a 30% / Henrique Vieira / Divulgação

As empresas especializadas na fabricação de sucos prontos com planta em Minas Gerais não foram afetadas, pelo menos por enquanto, pela crise econômica nacional. Conforme o Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (Sindbebidas-MG), o segmento deve registrar variação positiva de 8% neste ano na comparação com 2014.
Segundo o superintendente do Sindbebidas-MG, Cristiano Lamêgo, os sucos prontos são uma tendência de mercado, pois o consumidor os considera, além de práticos, uma alternativa mais saudável na comparação com os refrigerantes. “Por isso, embora o consumo de bebidas seja suscetível à variação de renda, ainda não foi observado nenhum reflexo negativo. Pelo contrário, percebemos que as indústrias têm apostado em lançamentos para atender a essa demanda”, ressalta.
A Mate Couro, com sede e fábrica no bairro São Salvador (região Noroeste), lançou, no final do exercício passado, a linha Mate Couro Fruit, que inclui refrescos de quatro sabores disponíveis em embalagens de 250 mililitros ou 350 mililitros. “A nossa ideia é complementar o portfólio e conquistar parte de um mercado em expansão”, afirma o gerente de vendas, Lazio Divino Pinto.
Os produtos da nova linha são encontrados somente na capital mineira. De acordo com Divino Pinto, a concorrência, sobretudo informal, inviabiliza a entrada dos refrescos em cidades menores. “Nos municípios do interior, há uma infinidade de marcas, muitas delas mais baratas por não serem registradas. Mas, de qualquer maneira, estamos confiantes no sucesso do produto”, diz.
A Bela Ischia, com duas plantas em Astolfo Dutra, cidade da Zona da Mata, estima avanço de 30% em 2015 frente a 2014, média de crescimento que ela mantém desde 2010. Para atingir a meta, a empresa aposta no lançamento de novos produtos, com destaque para uma linha sem a adição de açúcar ou conservantes, disponível nos pontos de venda desde abril.
A empresa, que já atuava no Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e alguns municípios do interior paulista, entrou em dois novos mercados neste ano: Brasília e outras cidades de São Paulo, incluindo a capital. Para a diretora de Marketing, Renata Tilli, a mudança no comportamento do consumidor é um dos principais responsáveis por impulsionar esse mercado. “Percebo que as pessoas querem ser mais saudáveis, mas, ao mesmo tempo, não desejam abrir mão da praticidade”, destaca.
Juntas, as duas fábricas mineiras ocupam área de 38.411 metros quadrados e produzem, mensalmente, cerca de 5 milhões de litros de suco, mas têm capacidade para fabricar até 8 milhões de litros. Recentemente, a Bela Ischia ampliou a área de estoque, que passou a ter 9 mil metros quadrados. De acordo com Renata Tilli, nenhum outro investimento está previsto para 2015.
Estabilidade – A Tropical Indústria de Alimentos, fabricante dos sucos Tial, prevê estabilidade neste ano sobre 2014. Em nota, o gerente de Relações Institucionais (RI) da Tropical Alimentos, Cláudio Almeida Faria, observa que a crescente demanda por sucos com alta qualidade ocorre em função da mudança de hábitos de consumo, que migram para produtos que oferecem qualidade e saudabilidade. Em contrapartida, a atual conjuntura econômica motiva a redução do consumo.
Neste ano, a Tropical não planeja novos investimentos para a unidade industrial instalada em Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata. A planta ocupa área construída de 14,4 mil metros quadrados e produz 6 milhões de litros de suco mensalmente. Minas Gerais é o principal mercado consumidor da marca, que também está presente na Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.

Fonte: Diário do Comércio – MG

Sucos Sufresh 100% ganham embalagens cartonadas de 200 mililitros

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A linha de sucos Sufresh 100%, que tem os sabores uva e laranja, passa a ser comercializada em embalagens cartonadas assépticas Tetra Edge de 200 mililitros, fornecidas pela Tetra Pak (as bebidas já eram acondicionadas em caixinhas de 1 litro). O novo formato é ideal para o consumo em movimento (on-the-go).

A Sufresh também traz nas embalagens o licenciamento dos personagens clássicos da Disney nos sucos de maçã, misto de maçã e uva e misto de maçã e morango.

“Os produtos foram desenvolvidos especialmente para o paladar infantil. Além de isentos de adição de açúcar, contêm suco de maçã, fruta rica em nutrientes, recomendada por nutricionistas e que garante a suavidade pretendida no sabor dos produtos”, afirma Ricardo Machado, vice-presidente de operações da Wow! Nutrition, empresa que detém a marca Sufresh.

Sufresh100 1.jpg Fonte: EmbalagemMarca

Dafruta Hot Wheels e Barbie tem as embalagens reformuladas

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A Dafruta, em parceria com a Mattel do Brasil, lançou novas embalagens de sua linha de néctares infantis. Nos sabores abacaxi, morango, uva e frutas cítricas, as oito versões dos personagens aparecem revitalizadas. As bebidas estão disponíveis em caixinhas de 200 mililitros.

“As novas embalagens são mais coloridas e chamativas, e trazem os personagens adorados pelo público infantil, Hot Wheels e Barbie”, afirma Lilian Yokota, gerente de desenvolvimento de marketing da Ebba, empresa detentora da marca. A atualização das embalagens acompanha a renovação de layout anual da Mattel e traz no verso a possibilidade de recortar os personagens e colecionar.

O design das embalagens é da Ctrl+D Publicidade. As caixinhas são produzidas pela SIG Combibloc.

Dafruta HotWheels Frutas Cítricas 200ml Dafruta HotWheels Abacaxi 200ml Dafruta Barbie Uva 200ml Dafruta Barbie Morango 200ml Dafruta Barbie Frutas Cítricas 200ml

 

Fonte: EmbalagemMarca