Coca-Cola vai investir R$ 2,7 bi neste ano no Brasil

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A multinacional em meados do ano passado já projetava um cenário “muito complexo” para a economia brasileira. Mas em vez de optar por cautela, a empresa e suas engarrafadoras definiram para 2015 um investimento inédito no País. Serão R$ 2,7 bilhões, como já anunciado pela Coca-Cola.  Este valor é 50% maior do que Xiemar Zarazúa, presidente da subsidiária brasileira, vinha investindo a cada ano no País.

“A gente não é bobo. Planejamos em investir um valor recorde em 2015 em tecnologia, produtividade, inovação. A crise é uma grande oportunidade para sairmos fortalecidos, porque nem todas as empresas têm vontade de investir. Quantas empresas estão investindo quanto nós? Pouquíssimas”, disse Xiemar Zarazúa.

Ele observa que mesmo diante deste momento – “de transição para os otimistas” e “muito complexo para os mais negativos” – a companhia aposta que se trata de “uma fase”. Zarazúa diz que “nunca” teve “tanta flexibilidade para decidir o nível de investimentos no Brasil”.

Dos R$ 2,7 bilhões previstos para este ano, 50% serão em marketing (propaganda, eventos, ações comunitárias), 20% em ativos de mercado (geladeiras, coolers e outros equipamentos); 30% em logística e na construção de três novas fábricas.

“Eu acredito no Brasil e a Coca-Cola acredita no potencial do Brasil. O Brasil sabe trabalhar com crises e vai sair na frente”, conclui Zarazúa.

Fonte: Valor Econômico

 

Citric lança suco de laranja espremido em embalagens da Tetra Pak

A Citric lança no mercado brasileiro uma linha de sucos de laranja espremidos em embalagens da Tetra Pak de um litro e de 330 ml

A Citric lança no mercado brasileiro uma linha de sucos de laranja espremidos em embalagens da Tetra Pak de um litro e de 330 ml

 

A Citric lança no mercado brasileiro uma linha de sucos de laranja espremidos em embalagens da Tetra Pak de um litro e de 330 ml. Nas versões com ou sem gominhos, a novidade chega às gôndolas sem conservantes e sem adição de açúcar, preparada com suco natural de laranjas produzidas no Brasil e é ideal para consumo em temperatura entre 2°C e 8°C.
O produto está alinhado à crescente demanda dos consumidores por alimentos saudáveis, prontos para o consumo e em embalagens práticas. De acordo com Milagros Padilla, Diretora da Sucos Citric, o lançamento acompanha o ritmo de vida moderna, sem abrir mão dos cuidados com a saúde. “Percebemos a carência de opções integrais e naturais no mercado e, como o suco feito em casa, Citric traz o sabor e a qualidade do suco de laranja recém espremido”, afirma Milagros.
Para oferecer o melhor sabor do suco recém espremido, a produção é feita com as diversas variedades de laranjas, de acordo com cada estação do ano: Westin e Rubi, Laranja Hamlin, Laranja Perä-rio, Valencia, Natal e outras. Além disso, é conservado em embalagens multicamadas da Tetra Pak, o que permite manter as características naturais da bebida, preservando o sabor e a cor do suco. O processo de pasteurização também torna possível a conservação do produto mantendo as proteínas, sem adição de conservantes.
A porção individual é ideal para o consumo da bebida em movimento, diretamente da embalagem, já que tem formato diferenciado que facilita o ato de pegar. Segundo Eduardo Eisler, Líder de Marketing da Tetra Pak para América do Norte, Central e do Sul, outro diferencial é a tampa de rosca DreamCap™, projetada a partir de pesquisas em diversos mercados, que se ajusta a geometria facial do consumidor. “A maior abertura do gargalo, de 26 mm, e altura da tampa possibilitam o adequado posicionamento dos lábios e o controle do volume de líquido. Além disso, o design dos frisos facilita a abertura e o fechamento do produto”, explica Eisler.

 

Fonte: Embanews

Água de coco Obrigado! inova e ganha sabores

Água de coco saborizada

Água de coco saborizada

 

A Frysk Industrial, fabricante da água de coco Obrigado! acaba de lançar a linha de água de coco com sabores: Obrigado Mix. As versões com cranberry, chá-verde, pera e abacaxi, e campim-santo com gengibre chegam neste mês às gôndolas dos principais supermercados e hipermercados do país e poderão ser encontradas em embalagens de 1 litro e 200ml.

Assim como a versão original, a água de coco Obrigado Mix com sabores é uma bebida de baixa caloria. Durante o processo de fabricação, não são utilizados corantes e também não há adição de açúcares e nem de conservantes.

Para garantir um produto 100% natural, integral, sem conservantes e sem adição de açúcar, a empresa conta com a mesma tecnologia utilizada para a água de coco Obrigado. “É um sistema que permite que a extração e o envasamento sejam feitos sem que o produto tenha contato com luz, nem com oxigênio e também sem a manipulação humana. O produto somente tem contato com outros ingredientes no momento em que são acrescentadas as frutas, o gengibre e o capim santo”, diz Roberto Lessa, vice-presidente da empresa.

Lessa destaca, ainda, que a água de coco Obrigado! com sabores contém taxas baixíssimas de sódio, o que atesta o seu alto grau de pureza e isenção de conservantes ou corantes. “O consumidor está cada vez mais exigente e queremos oferecer-lhe um produto que agregue qualidade e sabor e ainda possa ser consumido a qualquer hora do dia”, completa o executivo.

 

Fonte: Embanews

Ambev e Whirlpool acertam parceria para máquina de bebidas, Cade aprova operação

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O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, joint venture da gigante de bebidas Ambev com a fabricante de eletrodomésticos Whirlpool para desenvolvimento, produção e venda de máquina para preparação de bebidas como cafés, refrigerantes, sucos e cervejas com o uso de cápsulas.
O aval para a operação foi dado pela autarquia em despacho publicado nesta terça-feira no Diário Oficial da União. Os detalhes financeiros do negócio não foram divulgados.
Máquinas do tipo B.Blend produzem diversos tipos de bebidas mediante a utilização de cápsulas, também entregando água purificada gelada, quente e com gás.
Em documento, o Cade apontou que a joint venture entre Ambev e Whirlpool “visa à expansão do escopo de produção de bebidas do eletrodoméstico, ampliando a variedade de cápsulas disponíveis para a produção de refrigerantes, isotônicos, bebidas energéticas, sucos, cervejas e bebidas maltadas”.
Cada uma das partes terá 50 por cento do negócio, que também contemplará a comercialização de cápsulas para a máquina, além de produtos correlatos em países da América Central, exceto México, do Caribe e da América do Sul.
Procuradas, Ambev e Whirlpool Brasil não se pronunciaram imediatamente.

 

Fonte: Reuters / Datamark

Maguary inaugura segmento de alimentos saudáveis

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A empresa de sucos Maguary investe na criação de um novo nicho de alimentos à base de frutas, ao mesmo tempo em que amplia sua linha de bebidas saudáveis.
O Maguary Purê, lançado recentemente, inaugura o novo segmento. Na embalagem, apenas fruta amassada, sem adição de açúcar ou corantes.
A empresa segue a tendência de uma “alimentação mais saudável, rápida e natural”, segundo João Caetano, presidente da Maguary, em entrevista exclusiva à EXAME.com.
O purê será fabricado no Chile por um fornecedor, em uma parceria nova e exclusiva para esse produto. “Se houver aceitação, volume e rentabilidade, a produção pode se nacionalizar”, diz Caetano, afirmando que esse é o movimento mais natural.
A empresa começou a estudar a entrada no novo mercado há três anos, com intensas pesquisas com consumidores, disse Caetano à EXAME.com.
Para o presidente, “sentimos que a marca atinge o público mesmo fora da área de sucos e que poderíamos avançar para alimentos”.
O purê pode abrir uma porta para outros lançamentos da maior processadora brasileira de frutas para sucos. “Se tivermos sucesso, podemos continuar a linha de alimentos, sempre ligados a uma base de fruta.”
Seguindo a mesma tendência saudável, a empresa também desenvolveu outras duas linhas de produtos: Maguary Life, bebidas sem adição de açúcar ou corantes, e o Natural Tea.
A empresa existe há 70 anos, mas 40% do seu faturamento vem de produtos lançados nos últimos três anos.
Segundo Caetano, a empresa investiu R$ 90 milhões em inovação e no parque fabril e lançou mais de 200 produtos novos nesse período.

 

Fonte: Exame

Blueberry contra a hipertensão arterial

 

 

Pesquisa mostra que o consumo diário de blueberry pode auxiliar na redução da pressão arterial.

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Oito semanas de consumo de uma dose diária de 22 gramas de blueberry liofilizado em pó resultou em 5,1% e 6,3% de redução na pressão arterial sistólica e diastólica, respectivamente, escreveram os pesquisadores no Journal of the Academic of Nutrition and Dietetics.

Os efeitos benéficos das blueberries estão ligados ao seu alto teor de flavonoides, que ocasionam um aumento dos níveis de óxido nítrico, um potente vasodilatador, ajudando a relaxar as paredes dos vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial.

Pesquisadores da Flórida recrutaram 48 mulheres para participar durante oito semanas, em um estudo clínico controlado com placebo, randomizado e duplo-cego. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente para receber 22 gramas por dia de blueberry liofilizado em pó ou 22 gramas de um pó controle. A dose é equivalente a uma xícara de blueberries frescas.

“Este é o primeiro estudo a avaliar os efeitos de blueberries sobre a função arterial e os resultados sugerem que o consumo dessa fruta pode impedir a progressão para a hipertensão.”, disse o autor, Bahram Arjmandi, PhD.

“As mudanças observadas neste estudo são de grande importância clínica, pois demonstram que a pressão arterial pode ser favoravelmente alterada pela adição de um único componente da dieta (nesse caso, blueberries),” disse a pesquisadora Sarah Johnson, PhD.

Pode ser o início de uma recomendação. “Os resultados sugerem que o consumo regular de blueberries, à longo prazo, poderia retardar a progressão da hipertensão e reduzir o risco cardiovascular em mulheres na pós-menopausa”, concluíram os pesquisadores.

Além do benefício com a pressão arterial, recentemente foi publicado na American Journal of Clinical Nutrition que os flavonoides das blueberries poderiam impulsionar a função endotelial e melhorar a saúde do coração.

 

Fonte: Nutra Ingredients

 

 

 

 

 

Rochinha lança nova linha de sorvetes zero açúcar com o adoçante Finn

rochinha-OKA partir de janeiro de 2015 os fãs de sorvetes poderão se deliciar saboreando picolés Rochinha sem se preocupar com as calorias. A Sorvetes Rochinha, empresa tradicional no litoral norte de São Paulo, e Finn, marca de adoçantes destinada às pessoas que levam uma vida saudável, se uniram para criar uma linha de picolés zero açúcar. Agora o famoso picolé Rochinha sabor coco branco possui uma versão adoçada com Finn 100% Sucralose. Além disso, chega ao mercado uma grande inovação: o Picolé Rochinha de limão com colágeno, zero açúcar e com o adoçante Finn em sua fórmula.

O picolé Rochinha Finn de coco branco tem somente 60 calorias em sua versão zero açúcar. Já o sabor limão zero açúcar tem apenas 26 calorias e ainda um toque especial: o colágeno. Para Débora Lopes, nutricionista da Sorvetes Rochinha, os novos picolés são uma boa opção para os diabéticos e também para quem busca reduzir o consumo de açúcares e calorias na alimentação. “O picolé Coco Branco, por exemplo, tem menos da metade das calorias que a versão normal e é boa fonte de cálcio. O picolé de limão, além de zero açúcar, contém colágeno, que é fonte de proteína e que ajuda na manutenção e qualidade dos tecidos como pele, cabelo, unhas e cartilagens, além de vitamina C. Ou seja, o picolé pode ser inserido na alimentação de maneira benéfica, sendo uma boa escolha para quem evita o consumo de doces”, afirma.

As novas variantes de picolés Rochinha contarão com um selo Finn especial, reforçando o uso de Finn 100% Sucralose na composição do picolé. “Finn é a marca de adoçantes voltada para as pessoas que fazem escolhas saudáveis em sua alimentação e na vida de uma forma geral. A parceria da marca com Sorvetes Rochinha reforça este posicionamento, oferecendo um produto queridinho do verão, o picolé, em uma versão com adoçante, muito mais saudável”, afirma Daniella Brilha, Diretora de Marketing Finn.

Os sabores estarão disponíveis em pontos de venda da Sorvetes Rochinha na capital, interior e litoral paulista a partir de Janeiro de 2015.

 

Fonte: Cidade Marketing

Mudança na lei deve estimular demanda por suco de laranja

De acordo com o Cepea, medida deve beneficiar toda a cadeia produtiva.

Para o Cepea, aumento da mistura de suco de laranja nos néctares deve estimular demanda e melhorar preços pagos ao citricultor (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

Para o Cepea, aumento da mistura de suco de laranja nos néctares deve estimular demanda e melhorar preços pagos ao citricultor (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

O aumento da proporção obrigatória de suco de laranja na composição dos chamados néctares de elevar a demanda pelo produto no mercado interno. A avaliação foi feita nesta sexta-feira (30/1) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia aplicada (Cepea).

A partir deste sábado (31/1) as engarrafadoras devem elevar de 30% para 40% o volume mínimo de suco natural nas bebidas. Em janeiro de 2016, essa proporção passa a ser de 50%. Para o Cepea, o benefício não seria apenas do consumidor, que teria acesso ao um produto mais saudável, mas também para a cadeia produtiva da citricultura.

“O incremento do consumo de suco de laranja seria benéfico para as indústrias brasileiras, que teriam um acréscimo de 10 mil toneladas nas vendas até o ano que vem. Produtores também poderiam ganhar com o novo cenário, que implicaria em maior demanda por matéria-prima e, melhora nos preços pagos pelas indústrias”, avaliam os pesquisadores.

De acordo com o Cepea, a laranja acumula uma desvalorização de 0,49% em janeiro (até esta quinta-feira, dia 29). Na quinta-feira, a caixa da fruta para a indústria foi cotada a R$ 10,14 de acordo com o indicador com base no estado de São Paulo.

Fonte: Redação Globo Rural

Cooperativa goiana vende 10 toneladas de polpas de frutas para merenda escolar

Foto: Tamires Koop / MDA

Foto: Tamires Koop / MDA

Sucos de frutas da agricultura familiar marcaram presença na alimentação das crianças de Formosa (GO), em 2014. Apenas a Cooperativa Mista do Vale da Esperança, localizada no município goiano, forneceu 10 toneladas de polpas de frutas para escolas da região. A expectativa para 2015 é dobrar a produção e aumentar o leque de compradores. Atualmente, além do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), a cooperativa também vende os produtos para outro programa de compra do Governo Federal, o de Aquisição de Alimentos (PAA).

A presidente da cooperativa, Divina Dias Borges, afirma que a agroindústria pode aumentar a produtividade, desde que haja demanda. “Nós fazemos polpas de maracujá, acerola e outras frutas mais comuns. Estamos começando agora os testes com frutos do cerrado, como mangaba e cagaita, para saber se serão bem aceitas na alimentação escolar”, conta ao salientar que caso os alunos aprovem os novos sabores a cooperativa começará a produzir.

Em conjunto com outras quatro assentadas da reforma agrária, Divina fundou a cooperativa em 2008. Atualmente, com a venda das polpas, a renda bruta anual chega a R$ 100 mil.

Ao todo, cerca de 50 associados fornecem as frutas para a Cooperativa Mista do Vale da Esperança processá-las e transformá-las em polpas de frutas. “Os integrantes estão satisfeitos com o salto de qualidade de vida que tivemos. Antes, todo mundo saía desorganizado para vender. Era um vai e vem e ninguém tinha dinheiro suficiente. Hoje, tiramos um dinheiro a mais, estão todos muito satisfeitos”, avalia Divina.

João Paulo Biage – Ascom/MDA

Fonte: http://www.mda.gov.br

A estratégia da Del Valle para o mercado de suco

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“Marca lança bebida 100% de olho na fatia de consumidores que busca bebidas mais saudáveis.”

 

A Del Valle irá lançar o 100% Suco, uma bebida feita apenas com a fruta. O objetivo, segundo a empresa, é incrementar o portfólio da marca e oferecer mais opções para o consumidor.

A marca da Coca-Cola é líder do mercado brasileiro de sucos prontos para beber, com 35% de participação. Mas se esforça para manter o patamar, com o surgimento de diversas empresas menores de sucos naturais.

“Estamos em um momento muito dinâmico. O segmento de sucos de fruta prontos para beber cresceu dois dígitos nos últimos cinco anos”, afirma Sérgio Garcia, diretor de marketing de sucos da Coca-Cola Brasil, à EXAME.com.

O produto é fortificado com vitaminas e fibras naturais, não tem conservantes e nem adição de açúcar. Especificamente para o mercado brasileiro e nos sabores uva e laranja, o produto figura nas prateleiras ao lado dos néctares da Del Valle e do suco Minute Maid, da Coca-Cola.

Confira abaixo a entrevista com Sérgio Garcia:

O Suco 100% é produzido nas mesmas fábricas dos sucos tradicionais da Del Valle?

Sérgio Garcia – Tudo é produzido nos mesmos centros produtores. Com os mesmos fornecedores de tecnologia, na mesma cadeia de distribuição, através do nosso sistema engarrafador, com os mesmos parceiros. Se a gente não está totalmente convencido do sabor do produto e que a qualidade está nos mesmos patamares da Coca-Cola Company, a gente não vai pra frente. Isso faz com que o nosso tempo de chegar ao mercado não seja o mais rápido, mas essas são nossas prioridades.

Ele é um produto premium? Qual é o público alvo?

Sérgio Garcia – Todas as nossas ofertas de produtos são encaminhadas para a população geral. No entanto, o segmento de néctar está num patamar de preços acima dos refrescos. E os sucos 100% estão em um patamar acima dos néctares.

A população geral pagaria quase R$ 6 por um litro de suco de laranja? (O preço sugerido é de R$ 5,90)

Sérgio Garcia – A população geral está pagando hoje cerca de R$ 8, R$ 9 por um suco de uva. A nossa proposta, definitivamente, é democratizar esse segmento de sucos.

O 100% Suco vai competir com os produtos que a Del Valle já tem?

Sérgio Garcia – De forma alguma. Estamos complementando nosso portfólio, sem concorrência. As bebidas de fruta são um universo muito amplo, as possibilidades são infinitas. Você pode preparar uma limonada em casa. Pode tomar o 100% Suco ou pode preferir misturar uma fruta com outra.

A Coca-Cola tem o suco Minute Maid, que tem essa proposta de ser um suco mais natural, até com gominhos. O conceito não é semelhante?

Sérgio Garcia – Não, a Minute Maid é uma marca da Coca-Cola nos Estados Unidos e em outros lugares. A proposta é diferente, porque o 100% Suco é mais baseado no paladar.

Você pode me perguntar “mas uma laranja 100% é igual uma laranja 100%”. Mas existem muitas laranjas. A Coca-Cola tem técnicos capacitados para definir que tipo de laranja é usada, em que momento é adiciona na receita. Se você comparar o produto Minute Maid com o 100% Suco, eu já te falo. Não é o mesmo sabor. Aqui no Brasil, a Coca-Cola trabalha com o Del Valle Laranja Caseira, que é o nosso néctar de laranja com gominhos e uma alta concentração de laranja, mas não é um suco 100%. Há espaço para todos os produtos.

Esse lançamento é uma forma de tornar a Del Valle mais natural, mudar o conceito da marca?

Sérgio Garcia – Não, esse lançamento não vai contra o resto dos nossos produtos. Estamos complementando o portfólio e oferecendo soluções melhores para o consumidor.

Mas a melhor opção para o consumidor é a que ele pega. Então ele pode escolher um refresco, um néctar, um suco ou uma bebida de “super frutas”, como o caso do nosso açaí com banana.

Achamos que hoje há tantas opções, com todos os concorrentes aparecendo com propostas parecidas, até visualmente. Estamos comprometidos em ajudar o consumidor e dar informações mais transparentes sobre refrescos, sucos e néctares.

O mercado tem lançado bebidas mais saudáveis e naturais?

Sérgio Garcia – Sim, isso está fazendo com que a categoria esteja crescendo de forma acelerada nos últimos anos. Estamos em um momento muito dinâmico. O segmento de sucos de fruta prontos para beber cresceu dois dígitos nos últimos cinco anos. É influenciado por duas questões. A primeira é a demanda por produtos cada vez mais naturais, saudáveis e nutritivos. A segunda alavanca é a conveniência. Mais pessoas estão trabalhando fora de casa e buscam soluções prontas.

Qual foi o investimento para a criação dessa marca?

Sérgio Garcia – De maneira geral, a Coca-Cola Brasil investiu R$ 2,7 bilhões em 2014. De 2012 a 2016, irá investir R$ 14,1 bilhões. Dentro da companhia, sucos e Del Valle são nossas prioridades. Temos um grande compromisso e esforço para oferecer soluções nutritivas para o brasileiro.

Fonte: Exame.com – 22/01/2015